expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 1 de abril de 2014

Fraudes na Internet - Muito cuidado! - "Devido à congestão dos utilizadores de Windows Live HOTMAIL e l' retirada de todas as contas inutilisés Hotmail, Hotmail é obrigada fechar a vossa conta" - Recebi este e-mail malicioso - Quer dados pessoais e a senha da conta do meu correio eletrónico! - Até onde vai a ousadia dos vigaristas



Recebi, ontem, através de correio electrónico uma mensagem que me pedia a minha identidade e residência e a senha da conta do e.mail, sob o pretexto de que, no caso de não enviar esses dados no espaço de 72 horas, a conta seria encerrada.  Vi logo que havia ali vigarice. Em todo o caso, pedi a dois amigos que me dissessem se também haviam recebido correio idêntico. Por enquanto ainda não foram o alvo da mesma patranha mas a sua resposta, como não podia deixar de ser, foi de alerta  . "Não Jorge.Não recebi. Cheira - me a esturro.. Luis

VEJAM SÓ, ATÉ ONDE VAI A OUSADIA DOS VIGARISTAS

Servico verificacão de e-mail servico.verificacaodeemail@mail.ru

12:51 (Há 4 horas)
para servico
Senhora, senhor,

Serviço Windows Live Hotmail Alerta
 Utilização óptima do serviço de mensagens electrónico
Cher-Membros (e)
Devido à congestão dos utilizadores de Windows Live HOTMAIL e l' retirada de todas as contas inutilisés Hotmail, Hotmail é obrigada fechar a vossa conta, deverá confirmar vosso enviar por correio electrónico preenchendo as vossas informações de conexão abaixo no caso o formulário não é preenchido totalmente a vossa conta suspenso nas 72 horas por razões de segurança.
Confirmação da vossa identidade. Verificação da vossa conta Windows Live HOTMAIL.
Windows AddressLive: ......................................................................................
Passagem(Senha) Obrigatória: ..........................................................................
Data de Nascimento: ..........................................................................................
Profissão: ............................................................................................................
País de residência: .............................................................................................
Região: ................................................................................................................
Telefono : ............................................................................................................
Notem que estas informações serão utilizadas no mais estrita das Regras de confidencialidade da deliberação n°47 sobre a lei do respeito da vida privada do 15 de abril de 1995 de New Yorknotam igualmente que nenhuma violação destes direitos não será efectuada sob penalidade de continuação judicial.
No caso de incumprimento do regulamento a vossa conta será considerada como inactiva, então verá o encerramento sistemático e sem pré-avisos da vossa conta.
Windows Live Soin de client
Nombre de cas : 8941624
Propriété : Sécurité de compte

PESQUISA SUBSEQUENTE, ALERTA PARA  CASOS IDÊNTICOS 
"ENCERRAMENTO DA VOSSA CONTA WINDOWS ÚLTIMA ADVERTÊNCIA"

"Devido à congestão dos utilizadores de Windows Live HOTMAIL e l' retirada de todas as contas inutilisés Hotmail, Hotmail é obrigada fechar a vossa conta,deverá confirmar vosso enviar por correio electrónico preenchendo as vossas informações de conexão abaixo no caso..... ENCERRAMENTO DA VOSSA CONTA WINDOWS ÚLTIMO - Resposta dada pela  microsoft "Trata-se de um e-mail malicioso. Não informe nada pessoal. Apague esta mensagem.

É PRECISO ESTAR ATENTO E NÃO IR NO ENGODO DOS VÍGAROS PROFISSIONAIS

Tentativas de fraudes na Internet crescem 72% no Brasil


No total, houve 69. 561 notificações de tentativas de fraude, o que representa um aumento de 72% em relação a 2011. Relatos de casos de páginas falsas de bancos e sítios de comércio eletrônico (phishing clássico) em 2012 cresceram 95% em relação a 2011.
fraude-internet
"O número de notificações de casos de páginas falsas que não envolvem bancos e sites de comércio eletrônico teve um aumento de 154% em relação a 2011. Já as notificações sobre cavalos de tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, tiveram um crescimento de 24% em relação ao total de 2011.Tentativas de fraudes na Internet crescem 72% no Brasil
"Proteja-se das fraudes"

"Todos os anos os consumidores perdem grandes quantias de dinheiro em fraudes concebidas por “especialistas”. Os vigaristas estão constantemente a desenvolver novas formas de reinventar velhas fraudes. Não se deixe enganar, se o negócio parecer bom demais para ser autêntico, é porque, provavelmente, é... fraude.As fraudes vivem do desejo natural de aumentar a riqueza, a segurança ou a beleza. Alguns vigaristas são capazes de manipular um consumidor sem que ele sequer se aperceba disso. Outros oferecem coisas que uma pessoa não deseja nem necessita, mas a oferta é tão atraente que parece boa demais para desperdiçar. Todos os anos, cidadãos são vigarizados por falsas promessas de prémios de lotaria, ofertas únicas de riqueza instantânea, ou empregos “trabalhar-a-partir-de-casa” sem esforço. Há duas regras simples
Mitos perigosos

Além destes engodos psicológicos, algumas pessoas sustentam crenças que as deixam ainda mais vulneráveis às fraudes. Uma dessas crenças é a de que todas as empresas, negócios e organizações são legítimas e boas porque são todas auditadas e aprovadas por organismos públicos ou por outras autoridades. Não é bem assim.
Uma outra crença que torna as pessoas vulneráveis a fraudes é a ideia de que existem formas abreviadas para alcançar a riqueza que somente algumas pessoas conhecem
.

Coloque a si mesmo a seguinte questão: se alguém conhecesse o segredo para obter a riqueza imediata, por que motivo gastaria o seu tempo a dizer a toda a gente, ou mesmo a cobrar dinheiro por isso? Acreditar que é possível obter riqueza ou outros benefícios através de truques pode colocá-lo em risco O Livro Negro dos Esquemas e Fraudes na NET


MILHARES DE CASOS E SOB OS MAIS DIVERSOS ARDIS
"À semelhança do "esquema nigeriano", a burla mais conhecida feita através de e-mail - "o esquema das namoradas" - pode apelar ao coração, mas o objectivo é o mesmo: "enganar os utilizadores, roubando-lhes quantias que podem chegar aos milhares de euros", conta Francisco Leitão, da Panda Security, ao Diário Económico. A empresa reuniu as dez maiores ciber-fraudes dos últimos dez anos (ver caixas) e concluiu que o ‘modus operandi' é sempre igual. "O contacto inicial é realizado por e-mail ou através de redes sociais e a potencial vítima é tentada a responder por e-mail, telefone ou fax. Ao conseguirem captar este interesse, os criminosos tentam ganhar a confiança da vítima para depois solicitar determinada quantia sob os mais variados pretextos", explica Francisco Leitão.
Questionado sobre que cuidados ter para não ser vítima destas fraudes, Francisco Leitão aponta três regras básicas: ter um bom anti-vírus, manter o senso comum e não confiar cegamente na internet. "Muitas destas mensagens são eliminadas e classificadas como indesejadas pelas soluções de segurança com anti-spam; é igualmente importante encriptar a informação contida no seu disco rígido". Acima de tudo, "o senso comum é sempre o seu melhor aliado contra este tipo de fraude. Ninguém dá nada sem algo em troca e o amor à primeira vista na internet é uma possibilidade muito remota", sublinha o responsável da Panda. Além disso, e mesmo que tenha a tentação de ceder à proposta de negócio, o utilizador deve sempre fazer um contacto no "mundo real"

Conheça as fraudes mais comuns na Internet | Económico



"As vendas online fizeram mais uma vítima. Desta vez, a agência B2W Viagens e Turismo sofreu uma fraude virtual que culminou no embarque de vários passageiros a destinos como Emirados Árabes e China – DE GRAÇA.
As operações para a compra das passagens aéreas foram feitas através de vários cartões de crédito diferentes, porém todos os processos de confirmação de compra foram endereçados a apenas duas contas de e-mail: uma do Hotmail (Microsoft) e outra do Gmail (Google). Após o cancelamento das compras, o valor total de R$60mil foi estornado às empresas administradoras dos cartões de crédito,  e nada coube à referida agência. Os clientes, já de posse dos tickets impressos, conseguiram embarcar sem problemas e sem gastos.

INTERNET: Privacidade X Investigação Judicial - Portal And


Denunciar corrupção ou fraudes na Net

A Procuradoria-Geral da República disponibiliza no seu site na Internet uma página para a denúncia de actos de corrupção e fraudes, podendo o autor da comunicação manter o anonimato.
As denúncias, que serão tratadas pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), podem ocorrer no âmbito das actividades de entidades ou serviços públicos, do sector privado, do comércio internacional e da actividade desportiva.
"A corrupção é uma ameaça à estabilidade e segurança das sociedades, na medida em que mina as instituições e os valores da democracia, os valores éticos e a Justiça e na medida em que compromete o desenvolvimento sustentável e o Estado de direito", lê-se na página de denúncias.  JN

Diz um relatório do FBI que, "Com tanta diversidade e uma variedade de serviços online, cada vez mais estamos expostos a uma data de perigos e riscos na Internet. E esses perigos podem ser bastante preocupantes, pondo mesmo em risco a nossa segurança. Nunca é tarde para se dar o alerta para estes casos, e a pensar nisso mesmo, o FBI disponibilizou um relatório onde deu a conhecer aquelas que são as principais fraudes da Internet!


O Relatório ainda indica que:
  • A maioria das vítimas são americanos do sexo masculino, entre os 40-59 anos, e residentes na Califórnia, Flórida, Texas e Nova Iorque.
  • Fora dos EUA, a maioria das vítimas residem no Canadá, Reino Unido, Austrália e Índia.
  • Relativamente aos agressores, 75% eram homens, e metade residia na Califórnia, Flórida, Nova Iorque, Texas, Columbia ou Washington.
  • A maior parte dos agressores fora dos EUA, têm a sua residência no Reino Unido, Nigéria e Canadá.
  • Após as 3 categorias de crimes supracitadas, o FBI passou a completar o seu TOP 10 de crimes com: crimes informáticos, fraudes diversas, avanço de fraudes, spam, fraudes em leilões, fraudes em cartão de crédito e fraude e pagamento indevido.
  • Existem ainda várias fraudes como as de publicidade de imobiliarios, destinadas a burlar os utilizadores e consumidores em milhares de euros/dólares.
  • Ainda há muitos ataques via telefónica e email, com o intuito de acederem às contas bancárias das vítimas.
  • Existência de e-mails falsos em busca de doações para catástrofes como, por exemplo, do terramoto do Haiti.
Estas três últimas indicações, são fraudes que o relatório aponta como sendo fraudes que têm vindo a aumentar.

Nenhum comentário: