expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Mestre H. Mourato - pintor, escultor e desenhador - Homenagem de 50 anos de carreira artística

HOMENAGEM PRESTADA AO MESTRE  H. MOURATO PELOS 50 ANOS DA SUA CARREIRA ARTÍSTICA - Henrique António Afonso Mourato, mais conhecido por Mestre H: Mourato, pintor, escultor, desenhador e gravador, nasceu em Santiago do Cacém a 10 de Maio de 1947. – Um grupo de amigos e admiradores  resolveu organizar uma gala de homenagem, por ocasião  do seu aniversário, no Teatro Passagem de Nível, na Amadora  – Não pude  associar-me a esta louvável iniciativa mas  não quero deixar de  aqui  dar os meus sinceros parabéns  a um dos mais qualificados artistas plásticos  portugueses da atualidade, que pôs a nu (através da pintura e do desenhos) a  complexa sexualidade de Fernando Pessoa e de me congratular pelo êxito  deste merecidíssimo espetáculo, apesentado pela atriz
Paula Luis –  

Na pagina do facebook do seu filho Henrique Mourato, poderá encontrar outras fotos do evento. https://www.facebook.com/henrique.mourato.7 Ou ainda no seu blogue http://hmourato.blogspot.pt/


Conheço, H. Mourato, desde meados dos anos 80. Foi numa exposição coletiva: entre os vários artistas que então entrevistei, dois aspetos me chamaram, desde logo à atenção, a originalidade dos seus desenhos e a frontalidade da sua personalidade, onde cada palavra era (é ainda hoje) temperada de humor que faz sorrir e pensar sem todavia ferir. 

Ao longo deste 50 anos de carreira artística ilustrou mais de 200 capas e livros, CD´s, capas de revistas e jornais. Foi e é Ilustrador e Colaborador de muitos vários jornais e revistas nacionais e estrangeiros e ainda jornais on-line e blogs. 
Autor de cenários para peças de teatro e bailados, tendo feito um cenário para a Escola Superior de Dança, apresentar na Expo 98. É autor de uma dezena de esculturas ao Ar livre na região de Coimbra e de painéis de azulejos públicos espalhados pelo nosso país. Vem representado em inúmeros livros e dicionários de Arte Plásticas quer nacionais quer estrangeiros. 

Autor de vários  livros: 


Nenhum comentário: